3 DICAS PARA ESCOLHER UM NICHO COMO AFILIADO
Se você chegou até esse artigo, provavelmente está começando ou está querendo entrar no mundo do afiliado digital, mas chegou a um impasse: escolher um nicho.
Antes de qualquer coisa, devemos entender que escolher um nicho não é nada mais do que escolher o público com o qual você irá trabalhar, ou seja, para quem você irá vender seus produtos digitais. Parece uma tarefa fácil não é mesmo?! Mas não é tão simples assim, e por sabermos disso resolvemos criar esse artigo para te auxiliar nessa tarefa.
Mostraremos algumas dicas que te ajudarão a entender melhor seu público, conhecer suas necessidades, seus interesses e preferências. Apenas assim você conseguirá atingir a atenção deles.
Como podemos ver, escolher um nicho é uma etapa crucial que não pode passar despercebida. Afinal, como você irá montar suas estratégias de divulgação e marketing digital para convencer seu público sem conhecê-los?
Dica 1: Elabore uma lista com assuntos que você conhece bem
Se você leu nossos outros artigos sobre o mundo do afiliado digital, sabe que uma das vantagens em trabalhar com isso é escolher uma área que tenha afinidade.
Chegou a hora de colocar isso em prática! Para escolher um nicho, pense primeiro nos temas que você mais gosta e domina.
Esse ponto é super importante porque é com esse tema que você irá lidar diariamente. Irá estuda-lo, trabalhar e viver com ele. Então pense bem antes de escolher um assunto que você goste, mas não tenha muito domínio sobre ele.
Óbvio que nada te impede de se aprofundar no tema e acabar conquistando propriedade para falar sobre, mas não é muito mais fácil optar por um que você já tenha as habilidades necessárias?
Para elaborar essa lista, temos algumas perguntas que você pode responder para te ajudar a colocar a mão na massa. Ah! Não se esqueça de colocar nessa lista os temas que você certamente não domina e não trabalharia com.
Por qual tema você é apaixonado? Livros, pets, marketing digital? Reflita.
Com quais temas eu já trabalhei e gostei muito?
Com quais temas eu não trabalhei, mas sempre quis?
Eu consigo falar sobre esse assunto com facilidade?
Dica 2: Amplie sua mente para escolher um nicho
Aqui você precisará colocar um pouco da imaginação em prática. Calma! Não estamos falando de criar temas mirabolantes para trabalhar com eles. Estamos falando de você imaginar todas as possibilidades. Todas as possibilidades inclui pensar no que é realmente rentável de se trabalhar e se encaixe com os itens da lista criada de acordo com a primeira dica.
Pense em assuntos que você quis explorar um pouco mais, mas por insuficiência de informações na internet, não obteve a resposta que procurava. Você pode ter procurado por uma receita vegana low carb, por exemplo, e não ter achado.
Com esses assuntos pouco abordados, você tem grandes chances de escolher um nicho que ainda foi pouco explorado pelos seus concorrentes e que certamente valerá a pena investir.
As palavras-chaves específicas são as mais importantes, pois ajudam a segmentar seu conteúdo e te direcionar um público mais específico. Um exemplo delas pode ser pesquisar por ?como escolher um nicho sendo afiliado?.
Consegue perceber que ela é muito mais específica do que apenas pesquisar por ?como escolher um nicho??! Por isso são tão importantes.
Dica 3: Fique de olho no que está em alta
Vamos entrar agora em um tópico extremamente importante na hora de escolher um nicho: saber acompanhar o que está em alta, ou seja, as tendências.
Há sempre usuários buscando por temas considerados tendência como ?como emagrecer rápido? ou ?dicas para ser mais produtivo?. Esses termos certamente possuem muita oferta e procura, o que pode ser uma faca de dois gumes.
Ao mesmo tempo em que esses assuntos possuem um público vasto, possuem também uma grande oferta de produtos digitais. Assim, podemos considerar que é uma área mais saturada.
Claro que nada te impede de se destacar no tema, mas pense bem se vale a pena correr o risco de ser apenas mais um afiliado digital entre tantos outros sem sucesso.
Agora anota aí que aqui vai uma dica valiosa: o próprio Google pode te dizer quais são esses temas mais procurados do momento.
Quando você inicia uma frase na barra de pesquisa já deve ter percebido que automaticamente aparecem sugestões a completando, certo? Pois é, aquelas são frases com os termos mais buscados. Dê uma olhada nesses termos, quem sabe não tem uma boa ideia para escolher um nicho?!
Conclusão
Como vimos, para ser um afiliado de sucesso é necessário escolher um nicho que una suas afinidades e habilidades. Como dissemos anteriormente, sabemos que não é uma tarefa fácil, mas com as dicas aqui presentes você conseguirá.
Não deixe de estar sempre se atualizando e estudando o público do nicho que você escolheu. Na internet as tendências mudam de um dia para o outro e você não quer ficar pra trás, certo?! Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar . Será um prazer te ajudar
0 Comentários